sobre

O Grupo de Pesquisa sobre Trabalho foi criado no âmbito da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em 2017 e cadastrado, no Brasil, no Diretório de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no mesmo ano.

O grupo é coordenado pelo Prof. Gil Felix (UNILA) e se estrutura a partir de dois eixos principais. O primeiro congrega as pesquisas que se propõem a analisar o trabalho e os trabalhadores na América Latina e Caribe; já o segundo eixo reúne as investigações acerca da superexploração do trabalho, tanto nas formações dependentes, quanto nas centrais.

O grupo conta com a participação de estudantes de vários países da América Latina e Caribe e de professores colaboradores em universidades tanto no Brasil quanto no exterior, como é o caso dos pesquisadores Dr. Adrián Sotelo Valencia (Universidad Nacional Autónoma de Mexico), Dra. Ana Alicia Peña López (Universidad Nacional Autónoma de Mexico), Dra. Nashelly Ocampo Figueroa (Universidad Nacional Autónoma de Mexico), Dr. Garcia Neves Quitari (Universidade Agostinho Neto – Angola), John Smith (Reino Unido), Dra. Raquel Varela (Universidade Nova de Lisboa – Portugal), Dra. Juliana Dourado Bueno (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), Dr. Leonardo Ferreira Reis (Universidade Federal de Itajubá), Dr. Lúcio Vasconcellos de Verçoza (Universidade Federal de Alagoas), Dr. Mario Ney Rodrigues Salvador (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul), Dra. Sabrina de Oliveira Moura Dias (Universidade Federal Fluminense). Os docentes do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho realizam pesquisas coletivas as quais resultaram em artigos, capítulos e livros acadêmicos conjuntos, bem como na organização de eventos e de mesas de discussão em congressos científicos.

O espelho do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho cadastrado no CNPq pode ser encontrado em:

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5695555004235578

CV do coordenador:

http://lattes.cnpq.br/5482621381867874 | https://orcid.org/0000-0001-8371-1358